
Esta máquina não veio com manual, achamos um (de um outro modelo) gentilmente cedido por Angela Maria, no seu blog. Como ainda estamos sem o Guia-fio para a distribuição automática, vamos usar o sistema de distribuição manual do fio. No final do post, a posição dos botões do carro, para esse trabalho com distribuição MANUAL do fio. Se fosse com distribuição automática, o carro teria outra regulagem.
1 - Colocar na posição "C" o número de agulhas necessárias ao trabalho.
2 - Com uma escovinha abrir as linguetas das agulhas.
3 - Prender a ponta do fio na rodinha lateral esquerda.
4 - Com o fio dá-se uma laçada em cada agulha, tendo o cuidado de que essas laçadas prendam também os ganchos das platinas, isto é, o fio depois de laçar a agulha, deve passar por baixo do gancho da platina seguinte, para depois laçar a próxima agulha.
5 - As laçadas não deverão ser apertadas, evitando-se assim dificuldade ao passar o carro para fazer a primeira carreira. Verificar se as laçadas estão dentro do gancho de cada agulha.
6 - Em seguida prender o fio no gancho da platina, ao lado da última agulha em trabalho da direita e estenda o mesmo sobre as agulhas em trabalho. Segurar o fio com a mão esquerda, ligeiramente esticado e inclinado para baixo, e com a mão direita deslocar o carro para a esquerda até ultrapassar as agulhas em trabalho. Assim foi feita a primeira carreira.
7 - Para fazer a segunda é suficiente estender o fio sôbre as agulhas, agora da esquerda para a direita, sempre com a mão esquerda, prendendo-o no gancho da platina ao lado da primeira agulha em trabalho, passando depois o carro.
8- Não se deve esquecer que, em cada carreira, antes de estender o fio sôbre as agulhas, deve-se prendê-lo no gancho da platina ao lado das agulhas em trabalho. Se o fio não ficar preso, provocará: perda de pontos laterais, pontos incompletos, borda irregular, etc. Para se obter uma uniformidade do tecido, é indispensável que o fio seja seguro, (enquanto se fizer a carreira), sempre com a mesma pressão. O cone com o fio estava colocado no chão, porque aqui, não se está usando o tensor nem o bico de distribuição automática.
POSIÇÃO DOS BOTÕES DO CARRO para distribuição manual do fio:
Botão M.F.A. - Posição "M" (totalmente à esqueda)
Botão CENTRAL - Levantado
Botão P.I. - Deslocado totalmente para esquerda, fora do ponto.
Botão para REGULAGEM DO PONTO - usei nº 5, para uma lã de 3 fios.
9 - Não encontrei nenhuma referência ao uso de pesos nesse manual. Os que aí estão, usei por minha conta.

10 - Começo de um trabalho de intársia.

O manual não faz nenhuma referência ao uso de pesos. Não sei se pode prejudicar o desempenho do carro.
Depois de mais algumas carreiras, o trabalho foi retirado da máquina com arremate, feito como nos outros modelos de máquina. Tinha a impressão de que as peças plásticas (platinas) iriam interferir, atrapalhando o uso do transferidor de pontos, mas não, quase não há diferença.
Elvis- design de Vic Waghorn & Ernie Hornby, para intarsia.