quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Primeiras malhas na Lanofix Super Automática

Esta máquina não veio com manual, achamos um (de um outro modelo) gentilmente cedido por Angela Maria, no seu blog. Como ainda estamos sem o Guia-fio para a distribuição automática, vamos usar o sistema de distribuição manual do fio. No final do post, a posição dos botões do carro, para esse trabalho com distribuição MANUAL do fio. Se fosse com distribuição automática, o carro teria outra regulagem.
1 - Colocar na posição "C" o número de agulhas necessárias ao trabalho. 


 2 - Com uma escovinha abrir as linguetas das agulhas.


 3 - Prender a ponta do fio na rodinha lateral esquerda.


 4 - Com o fio dá-se uma laçada em cada agulha, tendo o cuidado de que essas laçadas prendam também os ganchos das platinas, isto é, o fio depois de laçar a agulha, deve passar por baixo do gancho da platina seguinte, para depois laçar a próxima agulha.


 5 - As laçadas não deverão ser apertadas, evitando-se assim dificuldade ao passar o carro para fazer a primeira carreira. Verificar se as laçadas estão dentro do gancho de cada agulha.


 6 - Em seguida prender o fio no gancho da platina, ao lado da última agulha em trabalho da direita e estenda o mesmo sobre as agulhas em trabalho. Segurar o fio com a mão esquerda, ligeiramente esticado e inclinado para baixo, e com a mão direita deslocar o carro para a esquerda até ultrapassar as agulhas em trabalho. Assim foi feita a primeira carreira.


 7 - Para fazer a segunda é suficiente estender o fio sôbre as agulhas, agora da esquerda para a direita, sempre com a mão esquerda, prendendo-o no gancho da platina ao lado da primeira agulha em trabalho, passando depois o carro.


 8- Não se deve esquecer que, em cada carreira, antes de estender o fio sôbre as agulhas, deve-se prendê-lo no gancho da platina ao lado das agulhas em trabalho. Se o fio não ficar preso, provocará: perda de pontos laterais, pontos incompletos, borda irregular, etc. Para se obter uma uniformidade do tecido, é indispensável que o fio seja seguro, (enquanto se fizer a carreira), sempre com a mesma pressão. O cone com o fio estava colocado no chão, porque aqui, não se está usando o tensor nem o bico de distribuição automática.


 POSIÇÃO DOS BOTÕES DO CARRO para distribuição manual do fio:
Botão M.F.A. - Posição "M" (totalmente à esqueda)


 Botão CENTRAL - Levantado


 Botão P.I. - Deslocado totalmente para esquerda, fora do ponto.


 Botão para REGULAGEM DO PONTO - usei nº 5, para uma lã de 3 fios.


 9 - Não encontrei nenhuma referência ao uso de pesos nesse manual. Os que aí estão, usei por minha conta.


 10 - Começo de um trabalho de intársia.


O manual não faz nenhuma referência ao uso de pesos. Não sei se pode prejudicar o desempenho do carro.


 Depois de mais algumas carreiras, o trabalho foi retirado da máquina com arremate, feito como nos outros modelos de máquina. Tinha a impressão de que as peças plásticas (platinas) iriam interferir, atrapalhando o uso do transferidor de pontos, mas não, quase não há diferença.


 Elvis- design de Vic Waghorn & Ernie Hornby, para intarsia.

8 comentários:

  1. Essa máquina embora seja antiga é maravilhosa! A minha primeira máquina foi uma dessa. Nem sabia como mexer nela mas fui tentando pesquisando e consegui fazer blusas calças abrigoa e meias. Adorei trabalhar com ela. Tenho ela até hoje.Ah! me esqueci estes dias achei na net a mini maquina de trico para crianças é uma miniatura dessa tem 90 agulhas. Comprei por R$50,00!! brincadeira né? mas está jóia!É leve e posso levar ela onde quiser . quero trabalhar com ela meias e cachecóis. Adorei seu blog! Quero fazer um para mim.....mas nem sei por onde começar! Gelicidades para voce! Leni

    ResponderExcluir
  2. essa máquina tem cartela para fazer jacquard.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!! E feita com uma maquina super auto matica. Eu tenho Lanofix e Brother e duas dessas, mas estao paradas. Por favor me passa o grafico do Elvis, adorei!
    carminhapaukoski@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. tenho uma lanofix superautomatica.queria saber como coloca o fio na haste e se chega na maquina passando pelo carro?

    ResponderExcluir
  5. Olá, minha mãe me deu a máquina de tricô dela, justamente esse modelo e sem manual, e somente com as explicações acima, consegui fazer uma amostra. Show, valeu! Estou recordando minha infância!

    ResponderExcluir