quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Lanofix Super Automática

Esta é uma máquina bem antiga, dos anos 50, o primeiro modelo lançado pela Lanofix. A caixa metálica estava desgastada, com arranhões e ferrugem pois deve ter estado jogada em algum lugar por muitos anos e o tempo se encarregou dos estragos.

Nossa intenção não é restaurar ou deixa-la bonita. Queremos apenas que retome sua função, que possa trabalhar e nos mostrar suas possibilidades.
Os acessórios estavam embrulhados em jornais e no momento da compra nem abrimos para ver o que restara. Afinal, não sabíamos ao certo o que deveria acompanhar a máquina, já que não conhecíamos o modelo. O fato de estarem assim protegidos significava que algum cuidado foi tomado, do lado de dentro do estojo ela estava bem mais bonita. O importante é que nenhuma das platinas ou agulhas tinha defeito. Aparentemente, não havia nada quebrado. Nos próximos posts, mostraremos as platinas bem de perto para explicar melhor que função elas têm. Se uma delas estivesse quebrada não conseguiríamos colocar as malhas, para começar a tecer.
Estes são os acessórios que vieram com ela. Não temos um manual desse modelo, aos poucos vamos ter que descobrir o que funciona e o que está precisando reparos. Quanto às peças que faltam, vamos tentar encontrar para comprar, ainda há técnicos que dão manutenção em máquinas de tricô em várias cidades. Pode ser que, para um modelo tão antigo, encontremos algumas dificuldades. O que importa é que ela vai ter utilidade novamente e o que formos aprendendo com ela, vamos colocando aqui no Blog. Quem sabe alguém tenha uma dessas em casa, abandonada, perfeitinha e se anime em faze-la funcionar também?  Aliás, tem a Dona Olga, aqui de São Paulo, que disse ter uma dessas e já não se lembra mais de como colocar as laçadas nas agulhas, mas afirma que é sua preferida e que já fez muitos trabalhos bonitos com ela.

11 comentários:

  1. tenho uma dessa encalhada aqui na minha casa esta como a sua dentro nova, mais gostaria muito de saber como usala nunca consegui fasela funciona

    ResponderExcluir
  2. Hei...acabei de ganhar uma!!!! tenho o manual, vcs já encontraram? quer que eu digitalize pra vcs?
    renatai.custodio@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola renata tudo bem, gostaria de comprar o manual, da super lanofix automatica, poderia me informar o preço?

      Excluir
    2. Se ainda tiver o manual e poder me fornecer agradeço.

      Excluir
    3. Oi Renata! Eu acabei de comprar uma, estou empolgada mas não sei por onde começar. Vc tem o manual digitalizado? Tem como me enviar? Ficaria imensamente grata! Meu email é: brunafabianasimoes@gmail.com

      Excluir
  3. GANHEI UMA IGUAL E NÃO SEI MANUSEAR,PODERIA ESTAR ME AJUDANDO?

    ResponderExcluir
  4. Olá , eu ganhei uma e não sei usar, alguém poderia me ajudar por favor !! Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá. Temos uma desse modelo parada aqui em casa, que pode ser útil para pegar peças. Temos também a mesa dela (porém sem o tampo).

    Estamos localizados na zona norte de São Paulo.

    Abs,

    Renato Bras

    ResponderExcluir
  6. Gostaria do manual desta maquina alguem tem? Meu email: madahm@gmail.com meu waths 51 85651829. Se alguem tiver e puder me ceder eu fico muito agradecida pois ganhei uma igual a esta mas não sei como usar.

    ResponderExcluir
  7. Eu quero comprar uma
    LANOFIX NOVA GERAÇÃO 860, alguém sabe onde posso comprar.

    ResponderExcluir
  8. Comprei uma , gostaria que alguém me enviasse o manual.

    ResponderExcluir