Instruções do manual para tecer na Elgin 800:
1 - Coloque o carro à direita e regule o disco de tensão para 5.
2 - Pendure o pente de montagem nos ganchos das agulhas de topo. Traga para a posição "E" todas as agulhas necessárias (150).
3 - Prenda a extremidade do fio (enfiado apenas no dispositivo automático de tensão do fio) no final da agulha, à esquerda, fazendo um nó corrediço.
4 - Dê laçadas em volta de cada agulha, da esquerda para a direita, em sentido inverso ao movimento dos ponteiros do relógio. As laçadas devem ser empurradas para trás nas hastes das agulhas. Para controlar estas laçadas, à medida que voce for enrolando-as, segure a última, embaixo com o dedo, antes de fazer uma outra (foto). Não faça as laçadas muito apertadas.
5 - Enfie a lã no alimentador e puxe o fio (que vem do novelo) para baixo, a fim de recuperar alguma parte solta.
6 - Mova suavemente o carro, à esquerda, para tricotar a primeira carreira.
7 - Abaixe o pente sobre os pontos e certifique-se de que a linha vá sobre os ganchos do pente que não estejam nas agulhas apropriadas em trabalho. Deixe o pente suspenso até terem sido completadas cerca de 10 carreiras.
Para a barra do vestido, tecí 26 carr e dobrei formando a bainha. Zerei o contador de carreiras e tecí + 244 carr em jersey. (ponto liso ou meia).
Zerei o contador de carreiras e preparei a máquina para tecer o rendado, seguindo as instruções do manual para o uso do centro de desenhos (que aceita qualquer papel para se fazer os furinhos do desenho, não precisa ser a cartelinha aí da foto. Ela já vem com uma "canetinha", com a qual a gente faz os furos depois de colocar o papel no centro de desenhos - as agulhas são selecionadas com o uso da alavanca).
Uma vez colocado o cartão perfurado e o cartão de manejo no centro de desenhos, o desenho escolhido poderá ser executado. Para o tricô rendado os trilhos auxiliares devem estar colocados nas laterais da máquina, pois será usado o carro verão (carro "L"). Foram + 58 carreiras em ponto rendado, não fiz diminuições para decote, ficou um retângulo, frente e costas iguais. Para retirar a peça da máquina eu usei o fio "de sobra", poderia tambem ter arrematado. Fiz 2 partes dessas (frente e costas).
.
Para as mangas, coloquei 80 pontos na máquina, tecí 26 carreiras em ponto liso e dobrei ao meio para a barra da manga. Zerei o contador de carreiras, teci em rendado fazendo os aumentos, dos dois lados ao mesmo tempo, aumentando 1 pt - à cada 9 carr - por 20 vezes - total de 184 carreiras. Ao final, tinha na máquina 120 pts. Retirei em "fio de sobra", poderia ter arrematado.
Com as 4 partes do vestido já tecidas, costurei um lado dos ombros (reservei 43 pontos de cada lado das peças (frente e costas) para o ombro. Vão ficar 34 ptos da frente + 34 ptos das costas para um total de 68 ptos para o decote.
Coloquei na máquina 68 ptos para fazer o acabamento do decote. Teci 20 carreiras em ponto liso e dobrei ao meio. Passei 1 carreira para fechar e arrematei.
A barrinha para o decote ficou +ou- assim, no lado avesso.
Costurei as laterais do vestido.
Peso total da peça: 277 gramas. O vapor do ferro de passar roupas vai deixar as barras em ordem.
A cor é discreta e o fio macio, uma peça bem leve para ser usada no verão.