terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vestido em linha feito na Elgin Brother Modelo 800

A idéia era tecer um vestidinho que pudesse servir como saída de praia. Para o tamanho P usei pouca quantidade de 1 fio de Malibú - 83 Tex (Nm 12) 0701 Ninive 100% acrílico junto com 1 fio 100% algodão da Fiação São Bento (16/2 F-C 36,91x2). Tecido só na máquina (sem o uso da frontura) - Coloquei 150 ptos.

Instruções do manual para tecer na Elgin 800:
1 - Coloque o carro à direita e regule o disco de tensão para 5.
2 - Pendure o pente de montagem nos ganchos das agulhas de topo. Traga para a posição "E" todas as agulhas necessárias (150).
3 - Prenda a extremidade do fio (enfiado apenas no dispositivo automático de tensão do fio) no final da agulha, à esquerda, fazendo um nó corrediço.
4 - Dê laçadas em volta de cada agulha, da esquerda para a direita, em sentido inverso ao movimento dos ponteiros do relógio. As laçadas devem ser empurradas para trás nas hastes das agulhas. Para controlar estas laçadas, à medida que voce for enrolando-as, segure a última, embaixo com o dedo, antes de fazer uma outra (foto). Não faça as laçadas muito apertadas.
5 - Enfie a lã no alimentador e puxe o fio (que vem do novelo) para baixo, a fim de recuperar alguma parte solta.
6 - Mova suavemente o carro, à esquerda, para tricotar a primeira carreira.
7 - Abaixe o pente sobre os pontos e certifique-se de que a linha vá sobre os ganchos do pente que não estejam nas agulhas apropriadas em trabalho. Deixe o pente suspenso até terem sido completadas cerca de 10 carreiras.
Para a barra do vestido, tecí 26 carr e dobrei formando a bainha. Zerei o contador de carreiras e tecí + 244 carr em jersey. (ponto liso ou meia).


 Zerei o contador de carreiras e preparei a máquina para tecer o rendado, seguindo as instruções do manual para o uso do centro de desenhos (que aceita qualquer papel para se fazer os furinhos do desenho, não precisa ser a cartelinha aí da foto. Ela já vem com uma "canetinha", com a qual a gente faz os furos depois de colocar o papel no centro de desenhos - as agulhas são selecionadas com o uso da alavanca).
Uma vez colocado o cartão perfurado e o cartão de manejo no centro de desenhos, o desenho escolhido poderá ser executado. Para o tricô rendado os trilhos auxiliares devem estar colocados nas laterais da máquina, pois será usado o carro verão (carro "L"). Foram + 58 carreiras em ponto rendado, não fiz diminuições para decote, ficou um retângulo, frente e costas iguais. Para retirar a peça da máquina eu usei o fio "de sobra", poderia tambem ter arrematado. Fiz 2 partes dessas (frente e costas).

.
 Para as mangas, coloquei 80 pontos na máquina, tecí 26 carreiras em ponto liso e dobrei ao meio para a barra da manga. Zerei o contador de carreiras,  teci em rendado fazendo os aumentos, dos dois lados ao mesmo tempo, aumentando 1 pt - à cada 9 carr  - por 20 vezes - total de 184 carreiras. Ao final, tinha na máquina 120 pts. Retirei em "fio de sobra", poderia ter arrematado.



 Com as 4 partes do vestido já tecidas, costurei um lado dos ombros (reservei 43 pontos de cada lado das peças (frente e costas) para o ombro. Vão ficar 34 ptos da frente + 34 ptos das costas para um total de 68 ptos para o decote.



Coloquei na máquina  68 ptos para fazer o acabamento do decote. Teci 20 carreiras em ponto liso e dobrei ao meio. Passei 1 carreira para fechar e arrematei.


 A barrinha para o decote ficou +ou- assim, no lado avesso.


 Costurei as laterais do vestido.


Peso total da peça: 277 gramas. O vapor do ferro de passar roupas vai deixar as barras em ordem.


A cor é discreta e o fio macio, uma peça bem leve para ser usada no verão.

15 comentários:

  1. Ola!
    Gostaria de saber que máquina redonda é esta, para que ela serve?
    Desculpe, mas sou leiga neste assunto e há pouco comecei a fazer trico a máquina.
    Grata pela atenção!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lindo vestido Estou iniciando em maquina de trico e já fiquei por aqui Deus abençoe
    http://lyartesanatoemconfeccao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. muito lindo e com relaçao a maquina se naun me engano eh uma peça usada pra remalhar os pontos to enganada?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Ganhei uma máquina Elgin Brother 800, igual a sua e não sei usar direito.
    Você tem manual dessa máquina? Sabe dizer como consigo?
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Achei sua explicação muito boa.
    Tentarei aproveitar algo como aprendizado.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, o vestido ficou lindo. Tenho uma máquina igual essa, mas não sei trabalhar com cartelas. Vc poderia ensinar por favor?

    ResponderExcluir
  6. adorei fazer o vestido ficou lindo minha filha faz sucesso fiz preto com vermelho

    ResponderExcluir
  7. Olá você teria o manual de instrução dessa maquina pois eu tenho uma mas não sei como funciona.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, vocês sabem onde posso encontrar a cartelinha do número 1 ao 9 da máquina Elgin Brother 800? Sou de São Paulo mas não estou achando. Pode ser até uma xerox...

    ResponderExcluir
  9. Em tempo: Quem precisa de manual me envie um e-mail que tenho ele digitalizado. luiz.brasizza@globo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola boa tarde... você ainda tem o manual digitalizado para enviar da 800???? poderia me enviar.. rosana-abreu@bol.com.br...obrigada

      Excluir
  10. Será que me podem informar como posso saber remalhar buraco em camisola de gerse obrigado

    ResponderExcluir
  11. Será que me podem informar como posso saber remalhar buraco em camisola de gerse obrigado

    ResponderExcluir